AGENDE ABAIXO o seu ATENDIMENTO!
PRESENCIAL: Academia, Residência, Casa de Repouso, Ar Livre, Praia, Clube etc
ONLINE: No seu Melhor Horário e com as Melhores e Mais Facéis Ferramentas!
PERSONAL ESPECIALISTA EM IDOSOS:
Hipertensos, Diabéticos, Idosos Sarcopênicos, Pós Bariátrica, Pós-covid longa, Deprimidos, Fobias, PCDs, Recuperação de AVE/AVC, Acidentes, Quedas e Cirurgias e doenças diversas que precisam de FORTALECIMENTO DO CORPO ATRAVÉS DO EXERCÍCIO FÍSICO
60+ ELAS, e ELES, eu breve rsrs,
ESTÃO COM TUDO...
Como o Exercício Físico faz TODA diferença para a QUALIDADE DE VIDA na Melhor Idade!!!
Existe uma ÚNICA opção não farmacológica (exceto remédios) para prevenir e até tratar doenças (não congênitas, as adquiridas durante a vida) e é um velho conhecido: o EXERCÍCIO FÍSICO.
A Prevenção é CIENTIFICAMENTE COMPROVADA para doenças graves como demências, cânceres, fragilidade óssea, diabetes e inflamações por exemplo, segundo a Pesquisa publicada na Frontiers in Physiology (Revista Científica).
De acordo também com a própria OMS, Organização Mundial de Saúde, a prática favorece TAMBÉM o tratamento das doenças crônicas não transmissíveis. É provado cientificamente que os benefícios dos Exercícios Físicos auxiliam no controle da diabetes, diferentes tipos de câncer e até doenças cardíacas como infarto, AVE/AVC e Pressão Alta, diminuindo depressão e ansiedade, melhorando a memória e atenuando o declínio cognitivo inerente ao envelhecimento.
Bruno Gualano da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), a maior da América Latina, publicou no British Journal of Sports Medicine sobre a Covid: “Algo que foi especulado no início da Pandemia e hoje está DEMONSTRADO de forma BASTANTE CONSISTENTE é que pessoas fisicamente ativas tendem a ter uma doença MAIS BRANDA... Também conta Gualano que em média, essas pessoas correm entre 30% e 40% menos risco de hospitalização. Traduzindo, atletas, jogadores de futebol, pessoas fisicamente ativas e idosos que tinham hábito de praticar Exercício tiveram muito mais êxito na resistência ao Vírus.
Por isso os 60+ (no Brasil idosos, nos países desenvolvidos a partir dos 65 anos) tem inibidos a Sarcopenia (perda de massa muscular) e até osteoporose tão comuns ao envelhecimento ao praticarem os ESSENCIAIS Exercícios Físicos.
Impactam a todos claro, mas de modo mais contundente ao idoso porque envelhecer faz parte da vida e assim as mudanças na flexibilidade, taxa de gordura (adiposidade corporal), capacidade aeróbica, força muscular, resistência geral etc. são até compreendidas, mas o Sedentarismo agrava tudo isso e muito mais, CAUSA FRAQUEZA DO SISTEMA IMUNE.
As dificuldades dos 60+ (que é o grupo mais sujeito a incapacidade funcional) na América Latina foram comprovadas em Pesquisa da ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA da SAÚDE. Uma a cada quatro idosos declararam ter dificuldade ao desempenhar as AVDs (Atividades da Vida Diária) por reduzirem o uso do Corpo. Assim o contrário do Exercício Físico é infelizmente DOENÇA, ou seja, para ficar doente, basta ficar parado algo que NÃO é natural ao Sistema Corporal e o Metabolismo Humano (hoje também a Ciência sabe que o Sistema Muscular é também ENDÓCRINO (emite substância positivas ao corpo), já em contrapartida a Gordura Corporal Branca é apenas inflamatória...
O fato é que o Exercício Físico HOJE em dia, é prescrito por médicos e especialistas, como A alternativa, mais viável em alguns casos até, para cura, prevenção e tratamento a dezenas e dezenas de doenças.
Afinal Remédios tem muitos efeitos colaterais, atacam a Microbiota (intestino), são caros, indigestos, difíceis de engolir, amargos e nem sempre resolvem a questão (ninguém tem que parar de tomar por conta própria claro, TUDO SEMPRE COM SUPERVISÃO E ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL).
Se você não é idoso e está lendo, planeje desde já ser um 60+ SAUDÁVEL, porque o IBGE aponta praticamente metade dos brasileiros com o Comportamento Sedentário sendo a QUARTA CAUSA DE MORTE NO BRASIL, transformando o país no mais sedentário da América Latina e quinto no mundo.
Finalmente, se você não é, mas conhece um 60+, convive, AMA, ajude a que ele seja MAIS ATIVO AGORA. Lembre-se que Atividade Física não é necessariamente EXERCÍCIO FÍSICO. Para de fato ter resultados expressivos, é preciso Exercício Físico, constante, seguro, com Avaliação Profissional prévia, autorização médica e fundamentalmente acompanhamento Profissional.
Um 2024 mais saudável comece HOJE. Tome NESTA ÚLTIMA SEMANA DO ANO A DECISÃO.
Por você, mas QUEM SABE inspirando um 60+ (dizem que é o novo 40) que você conhece!!!
* O autor tem 58 anos e é Profissional de Saúde Especializado pela BG Educacional em
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO SEGURO E EFETIVO PARA IDOSOS